2017 I APHETO

 

MEMBROS

COORDENADORES

Psicóloga (CRP-11/0141) graduada pela Universidade de Federal do Ceará (UFC). Psicoterapeuta com formação no Enfoque Centrado na Pessoa (Center of Studies of the Person, La Jolla, U.S.A, 1985). Especialista em Psicoterapia e supervisora clínica credenciada pela Sociedad Chilena de Psicologia Clínica. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutora em Antropologia Médica pela Harvard Medical School. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq - PQ1D. Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Trabalha como psicoterapeuta individual e de casais desde 1983 e é supervisora clínica da sétima turma do curso de formação em clínica humanista fenomenológica. Coordenadora do Núcleo de Fenomenologia Clínica (NUFEC) do Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica (APHETO).

Projetos

Fenomenologia Crítica do Adoecer: Estudos em Psicopatologia e Psicoterapia.

Fenomenologia Clínica como Intervenção Terapêutica em Psicopatologia.

Psicólogo graduado pela Universidade de Federal do Ceará (UFC). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutor em Filosofia Prática pela Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal). Docente do curso de Psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Psicoterapeuta Humanista Fenomenológico, formador de psicoterapeutas e supervisor com foco em Gestalt-Terapia. Coordenador do Núcleo de Fenomenologia Existencial (NUFEX) do Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica (APHETO).

Projetos:

Contribuições Sartreanas à pesquisa e à Clínica Fenomenológico-Existencial.

Fenomenologia e Relações de Gênero.

Psicóloga graduada pela Universidade de Federal do Ceará (UFC). Psicoterapeuta com formação em Gestalt-Terapia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Filosofia e Epistemologia da Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutora em Saúde Coletiva pela Associação de IES Ampla (UFC/UECE/UNIFOR). Estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal), no Centro de Estudos Sociais (CES) com bolsa da CAPES. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza. Pesquisadora convidada do Laboratório de Avaliação e Pesquisa Qualitativa em Saúde (LAPQS) do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do curso de Psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Coordenadora do Núcleo de Fenomenologia e Saúde (NUFES) do Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica (APHETO).

Projetos:

Doença, saúde e clínica: concepções nos serviços de saúde mental no contexto brasileiro.

​Saúde Mental, Psicologia e Fenomenologia: compreendendo a interlocução entre os campos de saber.

 

DOUTORANDOS

Psicóloga (CRP - 11/07243) graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) com bolsa de iniciação científica CNPq-PIBIC. Psicoterapeuta com Formação Clínica em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica. Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) com bolsa de pesquisa FUNCAP. Doutoranda pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) com bolsa de pesquisa CAPES, sob orientação da profa. Dra. Virginia Moreira. Pesquisadora do Núcleo de Fenomenologia Clínica (NUFEC) do Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica (APHETO). Integrante do Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará (IPHE-CE). Docente do Curso de Psicologia no Centro Universitário Farias Brito (FB Uni). 

Projeto: Fenomenologia Clínica do Tempo Vivido na ansiedade.

Psicóloga (CRP - 11/05287) graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicoterapeuta com Formação em Abordagem Centrada na Pessoa e em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica. Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com bolsa de pesquisa CAPES. Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) com bolsa de pesquisa DPDI-UNIFOR, sob orientação da profa. Dra. Virginia Moreira. Pesquisadora do Núcleo de Fenomenologia Clínica (NUFEC) do Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica (APHETO). Membro fundador e integrante do Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará (IPHE-CE). Docente do curso de Psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Projeto: Psicoterapia com crianças na clínica humanista-fenomenológica.

A clínica humanista-fenomenológica como prática psicológica inovadora no cuidado e na atenção à saúde na infância.

MESTRANDOS

 

Psicóloga (CRP 11/07536), graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Psicoterapeuta com formação em clinica humanista-fenomenológica. Mestranda em psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) sob orientação da Profa. Dra. Virginia moreira. Integrante do Instituto de Fenomenologia do Ceará (Iphe-ce). Atuação em Psicologia Clínica.

Projeto: O mundo vivido da mulher na depressão pós-parto.

Caroline Vascocelos

Psicólogo (CRP 11\10978) graduado pela Faculdade Nordeste (Fanor | DeVry Brasil). Mestrando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sob orientação do Prof. Dr. Georges Daniel Janja Bloc Boris e co-orientação da Profa. Dra. Anna Karynne da Silva Melo. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). 

Projeto: Os sentidos do suicídio à luz da Fenomenologia Existencial de Sartre.

Psicóloga (CRP 11/10241) graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Psicoterapeuta com formação em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial com enfoque em Gestalt-Terapia. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sob orientação da Profa. Dra. Anna Karynne Melo. Coordenadora do aware Centro de Gestalt-Terapia.

Projeto: Percepção dos profissionais de saúde mental sobre a psicopatia.

Psicólogo graduado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sob orientação da Profa. Dra. Anna Karynne Melo.

Projeto: O mundo vivido de ser usuário frequente do teste de HIV.

Psicólogo (CRP 11/08944), graduado em psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), mestrando em psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sob a orientação da profa. Dra. Virginia Moreira. Atuação em psicologia clínica.
Projeto: Ansiedade no Processo Seletivo para Ingresso no Ensino Superior: a experiência vivida de adolescentes.

Psicóloga (CRP 22/01444), graduada em psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), mestranda em psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sob a orientação da profa. Dra. Virginia Moreira. Psicoterapeuta com formação em Orientação Profissional e de Carreira e formação em Gestalt-terapia com Crianças e Adolescentes. 

Projeto: A criança em psicoterapia: uma compreensão da experiência vivida dos pais.

 

PROFESSORES PESQUISADORES

Psicóloga (CRP - 11/06170) graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Psicoterapeuta com Formação Clínica em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica. Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutora em co-tutela pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), sob orientação da prof.a Dra. Virginia Moreira, e pela Université Paris Diderot (Paris VII) sob a orientação da prof.a Dra. Mareike Wolf-Fédida. Docente do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Projeto: A perda da “evidência natural” sob a lente fenomenológica de Merleau-Ponty.

Professora Adjunta do curso de graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Doutora em Saúde Coletiva pela Associação de IES Ampla (UECE/ UFC/UNIFOR), com estágio doutoral na Universidade de Coimbra, Portugal, com bolsa CAPES. Mestre em Psicologia pela UFC, Especialista em Psicologia e Práticas de Saúde pela UNIFOR e Graduada em Psicologia pela UFC. Supervisora de estágios em clínica humanista e em instituições de saúde. Professora pesquisadora do APHETO, Laboratório de Psicopatologia e Clínica Humanista Fenomenológica.

Projeto: A experiência vivida de plantonistas na clínica humanista-fenomenológica com crianças.

Doutor em Psicopatologia pela Université Paris Diderot - Paris VII, com bolsa Capes de Doutorado Pleno (2014-2018). Graduado e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Diploma Universitário em Fenomenologia Psiquiátrica na Université de Nice (2015-2016). Professor efetivo do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza
(UNIFOR). Pesquisador do APHETO - Laboratório de Psicopatologia e Psicoterapia Humanista-fenomenológica Crítica do Mestrado de Psicologia da UNIFOR desde 2007. Possui formação em Psicoterapia Humanista-Fenomenológica e atua como psicoterapeuta. Presidente do Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará (IPHe-CE). Atualmente, é professor-colaborador no APHETO atuando como pesquisador.

Projeto: A clínica humanista-fenomenológica como prática psicológica inovadora no cuidado e na atenção à saúde na infância, e também desenvolvendo pesquisas sobre transtornos alimentares e obesidade em parceria com o PRONUTRA.

 

PESQUISADORES COLABORADORES

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (1996) e em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. Psicoterapeuta com formação em clínica Humanista Fenomenológica e formação clínica em Gestalt-Terapia. Possui certificação pelo Instituto Brasileiro Interdisciplinar da Obesidade - INBIO (São Paulo - 2013) para realizar Avaliação Psicológica em Pacientes Candidatos à Cirurgia Bariátrica. Especialista em Transtornos Alimentares, Obesidade e Cirurgia Bariátrica pela Divisão de Psicologia e Clínica Cirúrgica II do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2013-2015). Membro do Instituto de Psicologia Humanista e Fenomenológica do Ceará (IPHe-CE). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Atua com Psicoterapia Clínica de adolescentes e adultos e Avaliação Psicológica para pacientes candidatos à cirurgia bariátrica. Doutoranda no laboratório de psicopatologia e clínica humanista fenomenológica (APHETO-UNIFOR). 

Projeto: Possibilidades de avaliação da eficácia do processo psicoterapêutico nos quadros de obesidade.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Graduando em Psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e  Bolsista PROBIC (UNIFOR) desenvolvendo pesquisa sob a orientação da Profa.Dra.Anna Karynne de Melo e Profa.Dra.Virginia Moreira e co-orientação da mestranda Jamile Aquilino.

Projeto: A clínica humanista-fenomenológica como prática psicológica inovadora no cuidado e na atenção à saúde na infância.

Graduanda em Psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Bolsista PIBIC (UNIFOR), desenvolvendo pesquisa sob a orientação da Profa. Dra. Anna Karynne Melo.

Projeto: Noção de experiência de adoecimento no campo da saúde mental: Uma revisão sistemática de literatura.

Graduando em Psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), desenvolvendo pesquisa sob a orientação do Prof. Dr. Georges Boris.

Projeto: A má-fé sob o viés filosófico de Sartre.

Graduanda em Psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) desenvolvendo pesquisa sob a orientação da Profa. Ms. Rosa Angela Cortez de Brito.

Projeto: A clínica humanista-fenomenológica como prática psicológica inovadora no cuidado e na atenção à saúde na infância.

Graduando em Psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Bolsista FUNCAP (PBICT), desenvolvendo pesquisa sob a orientação do Profa. Dra. Virginia Moreira e co-orientação do Prof. Dr. Lucas Guimarães Bloc. 

Projeto: Interlocuções entre os saberes das neurociências e da fenomenologia: uma revisão dos últimos 10 anos

Graduando em Psicologia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Bolsista PIBIC (UNIFOR), desenvolvendo pesquisa sob a orientação do Profa. Dra. Virginia Moreira e co-orientação da Profa. Ms. Rosa Angela Cortez de Brito.

Projeto: Estudo teórico sobre as contribuições de Merleau-Ponty para o estudo da infância.

Willyan Mota